Presença de Deus
Existe uma forma de conduzir os céus a se moverem. Um modo para que as estratégias funcionem, os trilhos estejam em perfeita harmonia e tudo coopere para o seu bem.
Depois que você entende o poder desse princípio. Chamarei princípio, pois ele é o que da início, que começa algo. A partir dele tudo se faz novo.
A PRESENÇA.
Para começar quero falar sobre a Festa do Tabernáculo. Uma festa da cultura judaica, comemorada em outubro pelo seu povo. A Festa do Tabernáculo tem o intuito de agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele derrama sobre o povo. E o foco dos judeus sempre está em se arrepender e agradecer a Deus.
O Tabernáculo, foi um lugar, uma tenda onde o Senhor orientou a Moisés que fosse construída, para que sua PRESENÇA pudesse estar com eles, um lugar onde Ele teria comunhão com o povo.
Deus se preocupa desde o Jardim do Éden em unir à terra com uma coisa: a Sua Presença.
A bíblia diz em Gênesis 08 que depois que Ele criou Adão e Eva, os visitava diariamente na viração do dia para ter comunhão com eles. Isso mostra que o relacionamento, a comunhão, estar presente com o homem sempre foi muito importante para Ele.
E a comunhão pode ser tida na mesa. É na mesa onde rimos, choramos, contamos histórias, conhecemos os corações.
Antes da morte de Jesus, ele fez questão de estar com seus discípulos em uma mesa, de ceiar com eles na Festa da Páscoa (Ler Lucas 22:14-23).
Quando você observa os discípulos nesse momento perguntando quem seria o traidor, quem era o maior dentre eles e simplesmente esquecem do que Jesus havia dito sobre o seu Reino.
Eles começam a procurar quem seria o traidor e simplesmente esquecem daquilo que Jesus dissera. Isso prova que quando estamos na mesa, os corações são mostrados.
A comunhão mostra os corações, mas também mostra a Presença. Penso que, talvez essa não seja a palavra, mas é a que exprime o que quero dizer. Isso mostra um “desespero” de Deus para essa geração.
Ele quer a nossa comunhão. Ele quer estar conosco, seja de manhã, a tarde, a noite, de madrugada.
E a ceia é um chamado para isso. É como se Ele estivesse dizendo “Que tal você vir tomar um café matinal comigo e conversarmos sobre aquilo que conquistei para você.”
E para mim, o que está mais latente nesse fim de ano é que teremos um tempo de intensa comunhão de Deus conosco. Assim como a escada que apareceu para Jacó em Gênesis 28:10, onde os anjos desciam, o mundo espiritual está mais próximo.
Gosto que o Pastor Dito Rodrigues diz: “A cidade iluminada está se aproximando.”
Então se a Presença de Deus está se aproximando, se uma luz está mais próxima de nós, temos mais da Presença. O meu chamado para esse final de ano é: curta a Presença de Deus. Identifique onde ela está e fale: “ficarei aqui”. E a ceia é um chamado para interagirmos na Presença de Deus.
Na história, depois que o homem cai em virtude do pecado, guerras e conflitos começam a acontecer. Pessoas são levadas cativas, mas o Senhor levanta Moisés. E então Deus diz “Eu preciso me encontrar com esse povo”. Então Ele entrega para Moisés a missão de construir o tabernáculo, como citei ano início desse texto. E todas às vezes que ele se encontrava com o Senhor, seu rosto voltava cheio de glória.
Isso nos prova que quando você está na Presença dEle, até mesmo o seu semblante muda. E junto a isso, seus negócios e sua mentalidade irá mudar. Depois de Moisés vem Davi e ele migra a Presença para a Arca da Aliança. E onde a arca parava havia prosperidade e harmonia.
Teremos outro nível de entendimento, de discernimento, outro nível de prosperidade. Porque entenderemos como fazer as coisas acontecerem com facilidade.
E logo depois Jesus vem e ele é a Presença que anda aqui na terra. E ele está dizendo, “Olha, eu darei o meu corpo, meu sangue, para vocês se lembrarem da minha Presença. E vocês vão celebrar isso até eu vir.”
Ele veio para nos dizer que nós não estamos em um planeta abandonado! Não estamos largados. Existe alguém que morreu por nós na cruz, e ele disse que o Reino que Ele conquistou é meu e seu. Que os lugares celestiais que ele está sentado são meus e seus também!
Depois em Atos 2, vemos novamente mais uma manifestação da sua Presença. Porque Ele deixa para nós o seu Espírito Santo. O consolador. E o Espírito Santo escolhe, nosso corpo, nossa mente, nossas emoções para fazer o lugar de hospedagem dele.
Você está hospedando o Espírito Santo para onde você vai.
Gosto que o Robert, um amigo do Chuck Pierce fala. “Você pode estar aqui nesse prédio e ele etá cheio da Presença de Deus e você não perceber. É como um Wi-fi, com redes de acesso liberadas. Mas se você não tiver um computador, ou um dispositivo para se conectar a esse wi-fi, você não verá esses dados invisíveis disponíveis.”
Precisamos acessar o wi-fi da Presença de Deus, para andar com todos os dados dos céus conectados na hora em que nós precisarmos.
E isso está disponível para nós. Porque ele foi, mas deixou o Espirito Santo.
Ele foi, mas deixou todas as informações de como eu e você iriamos funcionar. Ele foi, mas a presença dele está conosco e essa Presença encherá toda à terra.
Mas o que quero te dizer é que a Presença, a comunhão, ela expõe os nossos corações. Ela expõe o favor, a graça, ela traz a alegria.
E quando a presença dele está, nós temos 2 ingredientes muito especiais:
- Alegria
Neemias 08:10 “Disse-lhes mais: Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força.”
A Alegria que a Presença de Deus traz é a nossa força.
E quando começamos a perder a alegria, saiba que existe algo de errado conosco. Quando isso acontece, significa que o medo, a dúvida, o fracasso, ou a insegurança está ganhando espaço em nós.
A alegria é uma faceta divina da presença de Deus. Então quero te convidar para que nesse final de ano, você hospede a alegria. Porque ela é uma força para enfrentar momentos difíceis.
Tudo que realizamos para receber a presença recebemos mais da alegria, da força pra a jornada.
- O segundo ingrediente é a Graça!
Graça é o favor que vai nos levar a lugares que humanamente não teríamos capacidade para ir.
Existem épocas que as nossas estratégias humanas acabam, que nossos esforços se tornam obsoletos e nós não temos mais o que fazer. Quando chega esse momento, precisamos de algo sobrenatural.
Somos homens e mulheres de 2 dimensões, ou de mais dimensões. E você pode acessar essa dimensão espiritual e falar “Deus, nessa mesa da comunhão, eu quero acessar o favor, a graça para ir uma milha a mais.”
Quando experimentamos a presença deles vivemos com menos esforço.
Se você está cansado, pare e experimente a presença e a comunhão. Essas são as melhores férias. A presença é como você reabastecer os tanques vazios, é como você encher o sue tanque até que fale “não tem mais como colocar”.
Esse fim de ano, é um mês para reabastecer. Ciclos estão fechando para que novos se abram. Quero que as pessoas olhem para você e observem a glória de Deus. Você chagará nos lugares e as pessoas vão dizer “tem algo diferente em você”.
E o meu chamado hoje é: porque não estendermos a presença de Deus para mais lugares, levá-la por onde passarmos?
Porque não orar antes de entrar naquela reunião?
Porque não se ungir?
Porque não ler um Salmo?
Porque não usar as estratégias sobrenaturais para aquele negócio ao invés de usar as suas?
Existem épocas que nossos esforços acabam, as estratégias humanas esgotam.
E são nessas horas, onde nos sentimos mais fracassados que somos mais vitoriosos. Sabe porquê? Porque abaixamos nossas armas e deixamos Deus lutar com as dele.
O meu chamado é para que você é: se abra para as experiências sobrenaturais. Se abra para a Presença, porque o mundo espiritual é mais real do que o físico.
E quando honramos esse mundo, sabe o que acontece? Os negócios, as pessoas, as soluções serão atraídas para nós.
Muitas vezes usamos todo o nosso esforço, mas não chagamos aonde queríamos. Então quero propor a você: abaixe as suas estratégias hoje!
Faça como Moisés em Êxodo 33:15 “Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.”
Não é sobre o quanto conquistaremos, mas sobre o quanto levaremos da Presença dele. Não é sobre o quanto de resultados teremos, mas o quanto de impacto nos resultados teremos com a Presença dele.
Quanto mais nós nos aproximamos da mesa da comunhão, construímos tendas para hospedar a Presença. Quanto mais em nosso dia a dia temos encontros divinos, mais vamos para o lugar que nós sonhamos.
Eu te desafio a construir tendas para hospedar a Presença! Porque aquilo que você está gastando de dinheiro, estudo ou recursos para encontrar uma solução, pode chegar para você em um desses encontros divinos.
Quando você hospeda a presença você conhecerá o futuro antes das pessoas. É no lugar da presença que deixamos nossas fraquezas e somos fortes. Separe um lugar para ter comunhão com ele. Quanto mais tivermos comunhão, mais alegria, mais força, mais graça, mais favor, mais troca de fardos nós teremos.
Quero deixar aqui algumas das sugestões de livros disponíveis da Editora Chara para você se aprofundar ainda mais nesse assunto:
01. Destravando os céus – Kevin Dedmon: https://www.editorachara.com.br/destravando-os-ceus
02. O Caminho para a Presença de Deus – John e Lisa Bevere: https://www.editorachara.com.br/o-caminho-para-presenca-de-deus
Eu espero que tenha gostando desse conteúdo, coloque aqui nos comentários seus maiores insights e até a próxima!